Hospital usa realidade virtual como substituto a medicamentos para a dor

O uso da realidade virtual (VR) está muito presente em diversos aspectos de nossas vidas, hoje em dia. Jogos, treinamentos empresariais, reconhecimento de ambientes e na medicina são apenas alguns exemplos de onde essa tecnologia pode ser aplicada.

Estudantes do Hospital St. Joseph, localizado na França, desenvolveram um programa de imersão para ajudar pacientes a relaxar na sala de emergência e aumentar a tolerância à dor, sem fazer uso de medicamentos.

Tudo funciona, naturalmente, a partir do uso dos óculos VR. As pessoas que estão em recuperação de uma cirurgia substituem as drogas por um mergulho em um cenário tranquilo.

De acordo com o diretor do departamento, Dr. Olivier Ganasia, o uso da tecnologia serve como uma hipnose: ela “nos permite proporcionar aos pacientes a técnica de distrair sua atenção e reduzir sua dor e ansiedade, enquanto são tratados na sala de emergência”.

Apesar de já termos testemunhado (em nível experimental) o uso dessa tecnologia na administração da dor, mais pesquisas são necessárias para atestar sua eficiência e, principalmente, comprovar que seus efeitos não são meramente equivalentes a um placebo. Entretanto, há fortes indícios de que a VR não funciona apenas como uma distração, mas sim atuando na reprogramação da maneira como o sistema nervoso responde à dor.

Por Marina Padilla

FONTE(S): ENGADGET, TECMUNDO (acesso 15/10/2018, 17:35).

Deixe um comentário

YouLike Cursos

Uma empresa de ensino de qualidade com técnicas avançadas, conduzindo alunos a uma nova forma de percepção do mundo e de se relacionar na sociedade.

Inscreva-se aqui!

YouLike Treinamento e Desenvolvimento © Todos os direitos reservados.