Alan Turing e o Teste de Turing

Você já ouviu falar de Alan Turing? Bom, se você estiver lendo esse blog no computador, saiba que isso só é possível graças á este homem.

Alan Turing foi um importante cientista da computação e criptoanalista Britânico. Turing foi responsável por criar uma máquina chamada Bombe, capaz de quebrar códigos gerados por uma máquina de criptografia alemã conhecida como Enigma, durante a Segunda Guerra Mundial. A Bombe podia traduzir todas as comunicações em forma de códigos feitas pelo Enigma, e as transformava em simples mensagens legíveis nas quais continham as estratégias nazistas, como por exemplo, data e hora dos próximos locais a serem bombardeados. Com isso, Turing e sua equipe conseguiu diminuir a guerra em 2 anos, podendo salvar milhares de vidas.

O Teste de Turing

Alguns anos depois, em 1950, Turing desenvolveu um programa capaz de testar a capacidade de comportamento intelectual de uma máquina, se ela possui o mesmo nível de inteligência humana ou superior. E como funciona o teste?

Funciona da seguinte maneira, são 2 pessoas, sendo uma o interrogador, e a outra irá responder as perguntas elaboradas. O interrogador não poderá ter acesso a outra pessoas. Após uma série de questões, o interrogador terá que analisar se as respostas foram respondidas por um ser humano ou por um computador, caso o interrogador erre, a máquina vence.

Mas é claro que hoje em dia, depois de 69 anos, nossa tecnologia está muito avançada e qualquer IA(Inteligência Artificial) é capaz de passar no teste de Turing. Mas lembre-se, para aquela época, essa era uma novidade incrível para qualquer estudioso ou amante da Ciência.

 

Caso você tenha interesse em estar sabendo mais:

Filme: O Jogo da Imitação. Direção – Morten Tyldum, 2014.

Por: Thays Costa

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1370&sid=7

Deixe um comentário

YouLike Cursos

Uma empresa de ensino de qualidade com técnicas avançadas, conduzindo alunos a uma nova forma de percepção do mundo e de se relacionar na sociedade.

Inscreva-se aqui!

YouLike Treinamento e Desenvolvimento © Todos os direitos reservados.