3 dicas para praticar a “mindfulness” e melhorar a rotina do trabalho

“Mindfulness” ou Atenção Plena, como é chamada no Brasil, é uma técnica que traz como beneficio manter o foco, estar presente e ganhar consciência de nossos sentimentos e sensações físicas. Em forma de meditação diária, é considerada uma boa aliada ao aumento da produtividade e está se tornando incrivelmente popular no ambiente de trabalho. Se você quer introduzir a prática em sua rotina, o recomendável é chegar aos 20 minutos diários de meditação. Vivian Wolff, Coach de Vida pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Tranformational Leadership, dá algumas dicas de como começar aos poucos.

  1. Respire em momentos críticos: antes de entrar numa reunião com o chefe autoritário ou aprovar uma grande mudança no orçamento anual, feche os olhos por cinco minutos, inspire e expire atentamente varias vezes, observando o caminho que o ar faz ao entrar e sair de seu corpo. Prestar atenção na sua respiração ajuda a reconhecer os sentimentos que estão aflorando no momento (stress, raiva, medo, ansiedade), ganhar maior controle sobre eles e agir de modo mais calmo e consciente.
  2. Comande seus e-mails: verificar os e-mails regularmente pode parecer uma efetiva de não deixar acumular mensagens sem ler. Porém, a constante interrupção e falta de atenção que isso provoca pode ter exatamente o efeito contrário. Treinar o foco é o objetivo desse ponto. Dedique um tempo de forma consciente ao seu inbox e defina horários para checar os e-mails. Como logo ao chegar ao trabalho, no final do dia ou entre tarefas que requerem concentração.
  3. Faça pequenas pausas: para que sejamos produtivos devemos encerrar internamente o tema da reunião ou atividade anterior e iniciar a próxima com a mente presente e aberta para as novas informações. Faça pequenas pausas entre as agendas, fechando os olhos e respirando profundamente durante alguns segundos. Você sentira sua mente mais focada no momento atual, seu corpo desacelerando e terá melhores condições físicas e emocionais para inicias a nova atividade.

(Jornal Resumo – Ano 10 edição 5364 Jan/2019 – Distribuição Gratuita)

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